MÚSICA ELETROACÚSTICA & CINEMA

 
 
 
 
  • Fliblio Ferreira

A CONSTRUÇÃO DO SILÊNCIO NO CINEMA SONORO

Atualizado: Mar 5



        No início do cinema sonoro, as limitações da banda passante não permitiam a inserção de muitos sons simultâneos para que estes se mantivessem audíveis. Por sua vez, quando havia tal sobreposição de camadas sonoras, optava-se por eleger um tipo de som como principal, não sendo esses os ruídos ou a música, mas sim a fala. Nessa época se buscava dar clareza aos diálogos, sendo que músicas e ruídos eram apresentados de forma estereotipada para serem prontamente reconhecidos.


      Com o tempo, à medida que novas técnicas de gravação, reprodução e mistura de sons possibilitavam uma maior sobreposição de faixas sonoras – estas cada vez mais individualizadas, claras e definidas –, a banda sonora pouco a pouco obtinha uma maior materialidade, densidade, presença e sensorialidade. Começava-se a ouvir, por detrás das vozes e além da música de acompanhamento, “ambientes sonoros vivos”. O som adquiria zonas de médio-agudo e agudo que, devido à sua riqueza de pormenores, modificava profundamente a própria imagem. Quanto mais claramente se percebia o agudo, mais rápida era a percepção sonora, a sensação de tempo presente e a percepção da própria imagem, esta fortemente influenciada pelo som.


      Ao contrário do cinema mudo, em que tudo era de certa forma ruído, com a chegada do cinema sonoro surgia também, paradoxalmente, o silêncio, revelado entre as interrupções dos ruídos e vozes que constituíam o audiovisual. A impressão de silêncio em uma determinada cena, por exemplo, tornava-se produto de um contexto e de toda uma preparação criada pela dramaturgia da cena e não simplesmente por meio da ausência de ruído. O silêncio era, então, escutado como oposição a um som ouvido ou imaginado anteriormente a ele, sendo produto de um contraste (CHION, 2005:50)


REFERÊNCIA:


CHION, Michel. L'audio-vision: son et image au cinéma. Nathan- Université, série "Cinéma et Image", Paris, 1991, 2ª ed. por Armand-Colin, 2005.


#dicasdeblog

Próximos eventos

Premier do Curta ¨O Porta Malas¨ (Live-Cinema)
Sat, Apr 25
ArtHouse BC
Apr 25, 9:00 PM
ArtHouse BC, R. São Paulo - Estados, Balneário Camboriú - SC, 88337-335, Brasil
Curta-Metragem com Difusão Sonora em 5.1, em Live-Cinema.
Compartilhar
Música Eletroacústica – Ciclo de Palestras e Concertos
Mon, Apr 06
Biblioteca Pública Municipal de BC
Apr 06, 7:00 PM
Biblioteca Pública Municipal de BC, 3ª Avenida, 1325 - Centro, Balneário Camboriú - SC, 88330-095, Brasil
Compartilhar
Curso de Trilha Sonora
Thu, Feb 06
São Paulo
Feb 06, 2025, 9:00 AM
São Paulo, SP, Brasil
Compartilhar
Evento
Mon, Mar 17
São Paulo
Mar 17, 2025, 5:00 PM
São Paulo, SP, Brasil
Junte-se a nós!
Compartilhar
 

ENTRE EM CONTATO

 
 

©2019 por eletroacústica